A marca americana Pontiac foi fundada em 1926 pela GM (General Motors). A Pontiac foi criada com o intuito de disponibilizar no mercado automóvel, modelos com motorizações de 6 cilindros ao mesmo preço das de 4.

A Pontiac começou a produzir automóveis com motores 8 em linha. Estes motores eram mais baratos que os V8 disponibilizados pelas outras marcas, mas tinham o inconveniente de serem mais lentos e pesados.

A partir da década de 40 a Pontiac começou a aumentar o seu volume de vendas. Para isso contribuíram a introdução de uma caixa de velocidades automática em 1948 e o aparecimento da classe jovem com um nível de vida mais elevado.

No início da década de 50 começou a ser introduzida a nova geração de automóveis Pontiac, com linhas mais elegantes. Uma dessas novas linhas foi a aplicação de pára-brisas constituídos por apenas um vidro.

A partir de 1955 a Pontiac voltou a alterar as suas linhas, mas a grande mudança fez-se sentir com a introdução de um motor V8 de 179 cv.

Em 1956 a Pontiac substitui o seu presidente e a partir daí passa a produzir automóveis mais desportivos, com uma maior aproximação ao solo e maior comprimento.

Em 1961 os modelos da Pontiac voltaram a ser reestruturados, tendo sempre em vista a performance. Para isso foi lançado em 1964 o Pontiac GTO, aquele que é considerado o primeiro verdadeiro “muscle car”. A Pontiac lançava-se então na produção de automóveis com motores cada vez mais potentes, tendo lançado em 1967 o Pontiac Firebird, aquele que é um dos seus automóveis mais conhecidos. O Pontiac Firebird disponibilizava uma vasta lista de motorizações.

Devido à crise petrolífera de 1973, a Pontiac viu-se obrigada a abandonar a produção de automóveis potentes, passando a produzir automóveis mais pequenos e mais económicos.

Em 1980 apareceu o primeiro Pontiac com tracção frontal, o Pontiac Phoenix. A partir daí a Pontiac começou a produzir cada vez menos automóveis com tracção traseira.

O ano de 1982 viu o regresso da Pontiac ao mercado de automóveis de alta performance, com o lançamento da nova geração do Pontiac Firebird. Este modelo trouxe a Pontiac de volta à luta pelo mercado de desportivos. Mas foi com o Pontiac Fiero de 1984 que a Pontiac voltou a alcançar um bom volume de vendas. Este modelo oferecia alta performance a um preço acessível.

No final dos anos 80 e inícios de 90 a Pontiac começou a introduzir de série nos seus automóveis ABS e airbag.

Nos anos 90 a Pontiac começou a disponibilizar uma nova gama de modelos, não sendo eles só automóveis desportivos

Opel Rover